Tarô e Astrologia!



Cada sistema simbólico tradicional dispõe de premissas e formulações específicas, que devemos conhecer o melhor possível, antes de empreender alguma tentativa mais séria de estabelecer relações entre eles.


Em alguns casos são evidentes as bases comuns de certos conteúdos como, por exemplo, entre os elementos da astrologia e os naipes dos arcanos menores do Tarôt.

A simbologia da quadruplicidade se aplica muito bem aos dois sistemas.

Já as correspondências entre os arcanos maiores do Tarô e os signos e planetas astrológicos, constitui um desafio que permanece em aberto.

É bom lembrar que buscar correlações exige algo bem diferente de colocar um sinal de igual entre símbolos de diferentes sistemas. 

De fato, o conjunto dos Arcanos Maiores não se resumem a uma mera representação dos signos e planetas, ainda que, modernamente, os 12 signos e os 10 planetas, somem 22 símbolos, número igual ao das cartas que compõem o conjunto dos antigos "trunfos". 

No entanto, na época da elaboração do Tarô, eram considerados – além dos 12 signos – apenas os 7 “planetas” (os 2 luminares e os 5 planetas visíveis a olho nu), pois ainda não haviam sido descobertos Úrano, Neptuno e Plutão.

Voltem Sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previsões 2017 para Libra - Balança:

Previsões 2017 para Câncer: